terça-feira, 23 de setembro de 2008

Empresa/Grendene

A Grendene foi fundada em 1971 e é uma das maiores produtoras mundiais de calçados sintéticos e líder em vários segmentos no mercado brasileiro. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados à base de PVC e EVA (Etileno Vinil Acetato), denominados termoplásticos injetados, totalmente verticalizada, a partir de matrizaria e fábricas próprias, com uma logística de distribuição que atinge desde distribuidores as varejistas tradicionais e não tradicionais em todo o território nacional e no exterior.
A empresa é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Rider, Grendha, Ipanema Gisele Bündchen, Ipanema, Grendene Kids e Grendene Baby; em julho de 2005, lançou a marca Ilhabela, que se consolidou em 2006 como um produto voltado para o público jovem feminino, na faixa etária de 18 a 25 anos.
A Grendene possui seis unidades industriais, compostas por 11 fábricas de calçados, com capacidade instalada total de 176 milhões de pares/ano, além de uma matrizaria e uma fábrica de PVC com capacidade de produção de 51 mil toneladas/ano para consumo próprio na produção de calçados.
No final de 2006, a Grendene operava com 21.444 funcionários e registrou faturamento bruto de R$ 1,4 bilhão, alocado 86,5% para mercado interno e 13,5% externo. O volume de 132 milhões de pares vendidos foi assim distribuído 76,1% para o mercado doméstico e 23,9% para as exportações. A Grendene reúne inúmeras vantagens competitivas que lhe permitiu em 2006 fechar o ano com 19,1% de participação no mercado doméstico brasileiro de calçados e 17,5% das exportações brasileiras neste segmento.
A empresa vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e via subsidiárias no exterior, Grendha Shoes (EUA) e Saddle Calzados (Argentina), atingindo cerca de 20 mil pontos-de-venda fora do País e 60 mil no mercado brasileiro, além de uma área de vendas separada e distribuição seletiva para a marca Melissa.

Nenhum comentário: